Tudo sobre a Origem do Tênis All Star
Quem nunca teve uma história que envolve a Converse. Seja o clássico Chuck Taylor ou o Jack Purcell. Mas o destaque de hoje é sobre "All STAR" Você lembra daquele seu All Star que você ganhou de presente de aniversário, ou ganhou só por ganhar quando era pequeno? Ou lembra de ver seus amigos usando um? Então todo mundo tem uma história por trás do All Star, seja uma boa aventura ou uma uma situação complicada que você se viu ou viu alguém usando um desses que marcou pra vida.
Nunca saiu de moda e sempre foi tendência internacional fazendo todo mundo querer ter um. E os pais se viam loucos de tanto que os filhos pediam por esse tênis.
Sou o Metturo Gomez e sou amante desse tênis até hoje, tenho uma coleção e vou trazer pra você um artigo sobre esse clássico moderno do nosso querido All Star, vem comigo?

Como começou? Tudo começou em um momento qualquer em 1908. Um homem chamado Marquis Mills Converse, colocou na mente que precisava abrir um empresa de calçados de borracha, teve algumas complicações pra o desenvolvimento desta empresa, mas a ideia do senhor Converse deu super certo, e fez com que ela sustentasse e ficasse de pé até os dias de hoje. O primeiro Converse All Star surgiu em 1908, no estado de massa Massachusetts (Eua). No início, a empresa só fabricava galochas e outros sapatos de borracha para o uso nas industrias. Mas logo após decidiu que era mais lucrativo produzir sapatos esportivos, visando já a popularidade do basquete local. Criou-se então um tênis feito de lona, com solado grosso e biqueira de borracha, adepto ao uso neste esporte. E aí surgiu o primeiro tênis All Star e havia um jogador de basquete que era amante desse tênis e por isso a Converse fez uma homenagem pra ele colocando o nome do Tênis de Chuck Taylor, ou seja o nome do jogador e foi aí que esse sapato acabou se tornando oficial para os jogadores de basquete, e o tênis foi melhorado pra adaptação dos jogadores, foi adicionado mais tração na sola e proteção no calcanhar para que eles tivessem mais apoio nos tornozelos.
Jogador de basquete Chuck Taylor (Reprodução internet)
1938-1948
A segunda Guerra Mundial deu uma oportunidade única para a Converse. A produção e a marca estava sendo um sucesso, então muitos dos produtos destinados aos que serviam o país do outro lado do mundo se torno um foco na produção. E acabou sendo incluído na produção: tênis, botas para pilotos e soldados, jaquetas, casacos e roupas de proteção de poncho e borracha.
1948
O sucesso no rock. O tênis All Star passou a fazer muito sucesso dentro de bandas de rock, e os integrantes começaram a usar esse tênis pra fazer parte do estilo, além de terem feito da jaqueta de couro da Converse um uniforme ideal para os roqueiros. O tênis mas usado era o All Star cano alto, e coincidentemente nessa época o tênis de cano alto existia para ver o nascimento de uma outra coisa: a NBA - National Basketball Association. Em 1958-1968 foi uma década de grande mudança, o Rock & Roll e o Basquete cresceram usando o sucesso Chucks e o All Star finalmente ganhou cores já que era somente branco, e ganhou modelos tendo cano alto, cano médio e cano curto. No basquete cada time que usavam uma cor oficial em suas roupas fez o mesmo com o All Star Chuck Taylor. O sucesso foi continuando de ano em ano.
Tênis All Star em cores. (Foto Metturo Gomez internet)
1968-1978
Em algum momento de 1974 o tênis All Star ganhou uma recauchutagem. Feito em camurça colorida com uma grande e imponente estrela na lateral, era perfeito para o basquete - mas tinha algo a mais naquela dureza e naquele brilho que o tornava irresistível para toda uma geração de roqueiros, skatistas e almas rebeldes. Foi então que em '76 surgiu o Pro Leather, um modelo que se tornou o favorito num momento em que o esporte precisava de uma vibração.
1978-1988
Imediatamente favorito dentro das quadras, o Weapon se tornou o tênis preferido de times de basquete profissionais e amadores por todo o mundo durante os anos 1980 e 1990. Em 1986, a Converse lançou a campanha "Choose Your Weapon", ou "Escolha Sua Arma", na qual estrelavam dois dos principais jogadores rivais da época usando o modelo que era unanimidade no esporte. Mais de 20 anos depois o legado do Weapon - e seu lugar no esporte e na cultura - continua desafiando os concorrentes.
1988-1998
Primeiro veio a campanha Grandmama com um dos principais jogadores da NBA da época. E foi um sucesso. Depois, em 1996, a Converse tinha em suas mãos um tênis de basquete chamado All Star 2000. Foi a primeira tentativa de replicar o Chuck Taylor All Star no ambiente da concorrência atual. E tinha algo a mais naquele logo no tornozelo, na listra vermelha da entressola e na abordagem nada absurda sobre o jogo que ao menos 1 milhão de pessoas não puderam resistir.
1998-2014
A marca entra no seu segundo século honrando sua essência de sempre olhar para as coisas de um jeito um pouco diferente, amando as pessoas que querem mudar o mundo pra melhor e celebrando o espírito de rebeldia e originalidade presente no basquete, no Rock & Roll e onde mais você conseguir encontrar.
2015
Um novo ano, uma nova história. Continuando sua tradição de inovar, a Converse dá o pontapé inicial numa nova fase. E para abrir outro capítulo dessa caminhada, lança o Chuck II. O icônico modelo Chuck Taylor All Star com uma pisada diferente e o visual que nunca saiu e nem sairá dos seus pés.
E, pelo menos por enquanto, é isso. Por enquanto porque essa história está longe de terminar. As melhores nunca terminam. Elas continuam vivas, respirando por meio da criatividade, da transgressão, do otimismo e da coragem. Sempre evoluindo do que as coisas foram para o que elas são, sem parar de pensar nunca no que elas serão.
2020
O tênis já conhecido internacionalmente é usado por milhares de artistas famosos de todo mundo, além de está presente sempre nas telinhas ele já é considerado fashion tudo. Um calçado unissex que combina com todo tipo de roupa.
Espero que tenham gostado da página de hoje, e aí você tem uma história com o All Star e gostaria de compartilhar? Fique a vontade pra comentar no post até logo! (Instagram: @metturo)