Imagem capa - Turistando Maceió (Alagoas)  por Metturo Gomez
TurismoFotosTravelViagemCuriosidades

Turistando Maceió (Alagoas)

Oi gente tudo bem? Sejam bem vindos (a) ao Blog Metturo Gomez! Hoje venho trazer pra vocês um pouco sobre Maceió a capital de Alagoas. Um lugar mágico cheio de encanto e exuberância pelas suas variadas praias e as belezas naturais do lugar. Maceió é um local que tem muitas praias e um lugar de turismo onde todos os dias é visitado por milhares de turistas de todo mundo. Recebendo sempre pessoas da Argentina, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Austrália e Angola. Além dos turistas brasileiros como o povo do RJ, SP, MG, BA e PE. Alagoas fica próximo de Sergipe e de Pernambuco onde também tem muitas praias e é comparado com Alagoas. Mas o foco de hoje é Maceió. 


Praia de Ponta Verde Maceió - AL (Reprodução internet) 


Dicas de hotéis: Bom pessoal pra mim os hotéis melhores e mais próximos de Ponta Verde são San Marino Suíte Hotel, de 4 estrelas que pra mim é muito bom, e Tropicalis Palms Hotel  de quase 5 estrelas e com um atendimento ótimo e vistas maravilhosas. Sempre que vou em Ponta Verde fico em um desses hotéis e a minha opinião? São maravilhosos. 


 Você sabia? Você sabia que as praias de Maceió trás cerca de 5 mil pessoas religiosas todos os anos nos meses de fevereiro e dezembro? E essas pessoas são adeptas das religiões de matrizes africanas conhecidas como Umbanda e Candomblé? Os religiosos vão celebrar a divindade iorubá Iemanjá. E inclusive tem uma praia chamada Praia da Sereia onde é a mais conhecida para os rituais religiosos á Iemanjá. 


Escultura de sereia na Praia da Sereia em Maceió - AL (Reprodução internet)


Fotos de Metturo Gomez em Ponta Verde:


Metturo Gomez em Maceió - AL (Reprodução Instagram) 

 


Curiosidades: 


(Lar de Macabéa) 


Apesar de ter nascido na Ucrânia e vivido no Recife, a escritora Clarice Lispector morou curto período de tempo em Maceió. Essa passagem breve fez com que a cidade nunca saísse de seu imaginário, sendo inspiração para a personagem de um de seus livros mais famosos, “A Hora da Estrela”. Macabéa, a protagonista da obra, é alagoana e muda-se de Maceió para o Rio de Janeiro, na esperança de uma vida melhor.


(Tem a estátua da Liberdade original) 

Se seu sonho é tirar uma foto na famosa Estátua da Liberdade, em Nova York, mas a conta bancária não está permitindo fazer a viagem, que tal tentar uma opção igual, mas no Nordeste? No bairro histórico de Jaraguá, há uma igualzinha, localizada na praça ao lado o MISA (Museu da Imagem e Som de Alagoas). Muito mais do que uma réplica, ela é um esboço oficial do monumento estadunidense. Construída pela fundição Val D’osne, a mesma empresa que construiu a Estátua da Liberdade famosa, a figura foi, inicialmente, um presente para o Rio de Janeiro, mas devido a amizade do seu criador, o francês Frédéric Auguste Bartholdi, com o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, acabou parando em Maceió. No mundo só existem três Estátuas da Liberdade em bronze, nas cidades de Nova Iorque, em Paris (uma de estatura mediana) e a menorzinha, em Maceió.


(Caribe brasileiro) 

Como diversas cidades do litorâneas do Nordeste, Maceió é famosa por suas praias. A cidade ficou conhecida entre os turistas que a visitam como o “Caribe Brasileiro”, por seus mares de águas cristalinas e suas praias paradisíacas na capital e nos arredores. A cidade ainda possui um arquipélago constituído por um conjunto de nove ilhas: Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta, e Andorinhas. Todas bastante procuradas por quem quer aproveitar as belezas da região.


(Terra dos Marechais) 

Berço de importantes militares brasileiros, a cidade de Maceió é, há muito tempo, apelidada de Terra dos Marechais por seus habitantes. O título tem origem no nascimento de dois importantes marechais alagoanos que se tornaram também presidentes do Brasil. Foram eles Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da recém-formada república tupiniquim e Floriano Peixoto, primeiro vice-presidente e segundo presidente do país.


(Há coqueiros homenageados) 

Mas se você pensa que as homenagens dos alagoanos a Maceió se resumem a seus marechais, está enganado. A praia de 7 coqueiros, no bairro de Pajuçara, tem esse nome graças à sete coqueiros que estavam localizados em um ponto estratégico da praia. Infelizmente, as árvores originais não existem mais, uma vez que ficaram podres e precisaram ser derrubadas, porém outras sete, da mesma espécie, foram plantadas no lugar. Além disso, para completar a admiração dos habitantes pela árvore símbolo do verão, há também um memorial de dedicado a um coqueiro chamado Gogó da Ema. A árvore, que foi ponto turístico da cidade e esteve presente em pinturas, músicas e fotos, foi derrubada pelo mar em 1955. Para compensar a perda, os moradores da Praia de Ponta Verde ganharam o memorial em seu lugar.


Espero que tenham gostado e até o próximo Blog! 


ME ACOMPANHE NO INSTAGRAM? (Ver perfil